quarta-feira, 12 de agosto de 2009

LINGERIE E O SÉCULO XX




A lingerie foi sempre a segunda pele feminina, porém tem sua história sempre acompanhando o movimento social de cada época. Por volta do século XIX a mulher via se presa aos espartilhos, que eram tão apertados que prendiam o fôlego e até diminuíam algumas costelas. Socorro!!! Ainda bem que estamos no século XXI!!!
No ínicio do século XX com a revolução industrial e o desenvolvimento das fibras como lycra e rayon a mulher começou a se livrar de suas doces e cruéis amarras.
Nos Anos 20 época das Melindrosas, estilo a La Garçone, silhueta tubular, cintas ligas com o comprimento na altura do joelho, a lingerie é tão importante quanto o vestido, é usada combinação para quem tinha muito busto e os decotes deram origem aos primeiros sutiãs sem costa. Anos 30 a combinação é simplesmente indispensável no guarda roupas e surgem os primeiros sutiãs com tamanhos diferente e os primeiros trajes naúticos. Anos 40 tempo difícil pela guerra, utiliza se produtos mais baratos como a viscose e a rayon, o uso das meias finas é tão importante que é motivo de briga em lojas. Anos 50 - Anos Dourados surge o sutiã tomara que caia para acompanhar os vestidos da época. Anos 60 mini saiais a todo vapor pediam meia finas coloridas e com relevos. Uma graça!!! Anos 70 com seu psicodelismo, trouxe a liberdade do corpo, calcinhas pequenas e de material transparente, cores variadas, surgem as primeiras tanguinhas . Os anos 80 com seu exagero clássico, trouxe as roupas para academia, calça fuseo, polainas e colantes. Anos 90 na era da globalização novos tecidos rumo a tecidos inteligentes, uso de lingerie como vestidos e blusinhas segunda pele.
Agora vamos imaginar no nosso século... que já temos muitos tecidos de materiais diferentes, até alguns feitos de reciclagem. O que será que iremos usa daqui uns 50 anos ???!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário